Olá Pessoal!! 

Hoje vou falar um pouco sobre a precisão da Cirurgia Ortognática e o impacto das mudanças nos pacientes. Estima-se que aproximadamente mais de 10 milhões de Brasileiros necessitam submeter-se a este procedimento para  correção da mordida, da simetria facial  e da melhora respiratória, objetivos principais deste cirurgia, que vem ganhando cada vez mais espaço pelo seu potencial de trazer qualidade de vida.

A precisão cirúrgica em Ortognática é alta e depende de alguns fatores como experiência do cirurgião na execução do planejamento , que inclui análises repetidas da face e também da mordida, auxiliado por análises fotográficas e de imagem como tomografias computadorizadas e ressonâncias magnética e  primordialmente das queixas apresentadas pelo paciente . (desejo do paciente de mudança e do tipo da mudança).

Um estudo realizado por mim para obtenção do título de mestrado , mostrou desvios estatisticamente não detectáveis do pré vs pós operatório, comparando tomografias computadorizadas , o que demonstrou eficiência do método do planejamento e da cirurgia ortognatica, frente as diferentes classes de deformidades faciais. ( classe II, Classe III).

  Porém mesmo com esta alta precisão e eficiência cirúrgica, as mudanças podem levar um tempo para que o paciente se adapte e reconheça o seu novo rosto. Por menores que as mudanças sejam, elas podem necessitar um  período de adaptação que pode levar mais ou menos tempo, dependendo de cada paciente.  Em pacientes onde as mudanças são maiores e mais impactantes ao mesmo tempo pode ser  facilmente aceitáveis e adaptáveis. Estas condições da mudança, aceitação e adaptação  devem- se ao fato da motivação do paciente previamente a cirurgia e do entendimento de todos os detalhes que serão modificados com a cirurgia.  Por isso saliento sempre a importância do acompanhamento pré e pós operatório nos pacientes que serão submetidos a esta mudança da face.  O correto diagnóstico e indicação da cirurgia são imprescindíveis para o sucesso deste tratamento. 

Obrigado pela atenção espero que tenham gostado deste breve texto.  Ficou com duvidas se seu caso é ou não cirúrgico? agende sua avaliação

Atenciosamente

Dr Gustavo Scalon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *