Ronco e apnéia do sono, qual a relação e os tipos de tratamento?
Olá! hoje vamos falar um pouco sobre o ronco e a apneia do sono. O ronco é barulho gerado pela vibração dos tecidos da garganta (orofaringe/rinofaringe) , quando o ar passa, enquanto o paciente esta dormindo. O ronco também pode estar acompanhado do que chamamos de apneia do sono, que é a interrupção da passagem do ar por um período mínimo de tempo, gerando uma asfixia do paciente enquanto esta dormindo, inconsciente. Esta interrupção de passagem do ar, se não tratada, com o tempo, pode levar o paciente a apresentar sintomas como cansaço durante o dia, falta de motivação e indisposição, a médio prazo ,problemas de hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, diabetes e doenças do metabolismo.
Para saber se você tem apneia, geralmente são solicitados exames como polissonografia, para detecção do problema, e também outros exames para maior detalhamento do problema como tomografias computadorizadas e endoscopias do sono.
O tratamento para pacientes que tem apneia pode variar desde tratamentos clínicos, com o uso de equipamentos como CPAP, que detectam a interrupção da passagem do ar empurrando o oxigênio assim que esta detecção ocorre, evitando que o paciente fique sem respirar, porém o paciente pode ainda permanecer com roncos durante a noite. Outra modalidade de tratamento é a cirurgia ortognática de avanço, ou seja, de alongamento dos ossos da face, mandibula e maxila, levando ao estiramento de toda passagem aérea, aumentando o volume do fluxo de oxigênio, com amplo potencial de melhora da apneia do sono. Também existem outras cirurgias otorrinolaringológicas que são indicadas em conjunto para maior eficiência do tratamento, assim como tratamento multidisciplinar com fonoaudiologia e fisioterapia.
Atenciosamente
Dr. Gustavo Scalon