Olá,

Hoje vou falar um pouco sobre a cirurgia mandibular e a perda da sensibilidade que acontece após este tipo de procedimento cirúrgico. Quando um paciente tem um diagnóstico de deformidade mandibular ou mordida errada, em especial na mandíbula, a cirurgia ortognática ou cirurgia mandibular é necessária para correção deste problema. Em resumo, este é o procedimento que ” aumenta ou ”diminui” o tamanho do  queixo.

Os pacientes que são submetidos a este procedimento de correção da mandíbula muitas vezes ficam preocupados e até mesmo evitam o tratamento devido ao medo  da perda  da sensibilidade que ocorre na região dos lábios inferiores e da ponta do queixo, gerando duvidas como: Minha sensibilidade do queixo e dos lábios nunca mais vai voltar a ser normal? Nunca mais vou sentir quando beijar? Estes são questionamentos que os pacientes fazem no dia a dia e vou tentar esclarecer o porque que isto ocorre e como é feito o manejo deste problema.

A mandíbula é um osso único, que possui internamente em toda sua extensão um nervo que da sensibilidade aos dentes e lábios. Quando realizamos a cirurgia para aumentar ou diminuir a mandíbula , em algumas situações o nervo é exposto ou manipulado e isto leva a uma  falha temporária na sensibilidade. Por outro lado, com a tecnologia e inovação dos materiais cirúrgicos,  o  corte programado no osso é realizado por meio de um ultrassom que é  muito preciso, assim conseguimos evitar maiores danos ao nervo mandibular ( como é chamado), porém a perda de sensibilidade ainda acontece após este procedimento.

Além das novas tecnologias que utilizamos durante a cirurgia, no pós operatório também utilizamos medicamentos como complexo de vitaminas,  laserterapia, eletro acupuntura e fisioterapia para um retorno mais rápido da sensibilidade.

Sendo assim, a cirurgia mandibular é padrão ouro para tratamento destes problemas  e a perda da sensibilidade não pode ser um impeditivo para que o paciente busque o tratamento, pois a cirurgia trás melhora na qualidade de vida geral do paciente com muitos benefícios.

att

Dr. Gustavo Scalon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *